“Esse vídeo é sem som, pela sua segurança”. Esta é a frase que inicia o vídeo intitulado Denuncie, produzido pela Ong Hella e realizado em parceria com uma rede de mulheres de todas as cidades da Baixada Santista. O material, divulgado hoje (15) nas redes sociais da entidade e replicado pelo Whatsapp, reuniu representantes de vários coletivos e segmentos da região. São mais de 30 ativistas com expressão direta no combate à violência contra a mulher.

Inspirado pelo vídeo feito pelo Movielas – coletivo de mulheres profissionais das áreas de som e de imagem do audiovisual do Distrito Federal, o filme apresenta contatos para denúncias e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica em tempos de isolamento social.

“Com o aumento expressivo da violência doméstica e familiar em razão do distanciamento social provocado pelo Covid 19, vimos que era preciso combater de forma mais assertiva. Já estamos fazendo lives semanais no Instagram da Ong, mas pensamos que ações como esta têm um alcance massivo e resolvemos investir neste tipo de comunicação também”, explicou Flávia Souza, jornalista e gestora de comunicação da entidade.

Rapidamente, as fundadoras da ONG reuniram uma rede significativa de mulheres e juntas levaram para outras mulheres informações que podem salvar vidas, numa linda demonstração de sororidade, empatia e apoio mútuo. “Nos unimos para mostrar que aquela mulher que está isolada em casa com seu possível agressor, não está sozinha. Apontamos caminhos para que ela possa denunciar a violência sofrida e, com isso, ainda mostramos a força da união feminina”, revelou a gestora.

Segundo Flávia, esta é a primeira de cinco ações de comunicação temática que a Ong Hella realizará. O projeto é lançar, nas próximas semanas, um vídeo falando de feminicídio; outro enfatizando a violência contra a mulher negra e um voltado para a população LBT+. Também estamos preparando material específico para mulheres surdas e para jovens, falando sobre violência no namoro.

Para assistir ao vídeo, acesse o Youtube da Ong Hella.