dentro_evento18

Mulher, além da violência é o nome do evento que a Ong Hella irá realizar amanhã, das 14 às 21 horas, no Praiamar Corporate. Um período voltado exclusivamente para o fortalecimento da mulher vítima de violência, com palestras, mesa de debates, rodas de conversa e atendimento, orientação e acolhimento gratuito às presentes.

O encontro acontecerá em celebração ao Mês da Mulher e será o primeiro, de grande porte, realizado pela Ong, que iniciou suas atividades há cerca de nove meses, como Projeto Cinderela.

Violência Obstétrica será o tema da mesa de debates, que será composta por enfermeiras, advogadas, psicólogas, fisioterapeuta pélvica e doula. O debate dará total abertura para que as participantes do evento tirem suas dúvidas e contem suas experiências.

“Grande parte das mulheres não sabe, mas são vários os procedimentos violentos cometidos desde o pré-natal até o nascimento do bebê. Negar à gestante um acompanhante durante o trabalho de parto é uma agressão, visto que é direito da paciente ter alguém de sua confiança nesse momento. Toques excessivos em exames no pré-natal, agressões físicas e verbais durante o parto e práticas desnecessárias, como limpeza intestinal e depilação pré-parto, são também exemplos de violência. Iremos discutir tudo isso e muito mais”, revelou Flávia Souza, gestora da Ong Hella.

Além da mesa de debates, as presentes ainda assistirão a palestra intitulada Rasgando o Manual da Boa Moça, dada pelas psicólogas Taís Bento e Júlia Marques. Elas explicam que ministrarão esse tema pensando nos estereótipos femininos usados para reforçar a ideia de que mulheres devem ter um determinado tipo de comportamento.

“Nos dias atuais, existe um manual de como ser mulher? De como ser uma “boa moça”? Ou uma mulher que mereça respeito? Todas as mulheres merecem respeito independente de suas escolhas de vida, profissionais e românticas. E é isso que vamos colocar em discussão, até onde podemos criar um manual de regras de como ser uma boa moça”, enfatizou Júlia.

A jornalista e pedagoga Carolina Valente abordará sobre a violência sútil do consumismo infantil, destacando o quanto as ações publicitárias por gênero podem influenciar na construção da mulher que aquela criança vai ser.

Para as vítimas que querem dar um novo direcionamento a sua vida profissional, mas não sabem por onde seguir, o evento contará com a presença da coach e escritora Jeane Macieira. Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e pós-graduada em Psicologia Organizacional, ela estará atendendo gratuitamente as interessadas.

O evento, que contará com sorteios de vários prêmios, é gratuito. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado a entidades beneficentes da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.onghella.wordpress.com/eventos.

O Praiamar Corporate fica na Rua Gaió, 66, no 4° andar (entrada pela passarela do Shopping Praiamar (entrada pela passarela do Shopping Praiamar)